Notícias

COOPERATIVA REALIZARÁ MUTIRÃO DA COLETA SELETIVA NO BAIRRO HERNANI SÁ, EM ILHÉUS/BA, NO PRÓXIMO DIA 10 DE OUTUBRO

0

 

Até o momento, cerca de 1.000 moradores foram sensibilizados pelo programa “Mãos Pro Futuro” em Ilhéus-Ba. Criado e coordenado pela ABIHPEC em parceria com a ABIMAPI e ABIPLA, o Programa promove a logística reversa de embalagens pós consumo desde 2006.

No dia 10 de outubro, a partir das 9h, ocorrerá na Praça do bairro Hernani Sá em Ilhéus, mais uma ação do programa “Mãos Pro Futuro”, reunindo cooperados da COOLIMPA – Cooperativa de Catadores Consciência Limpa, em um mutirão de conscientização e sensibilização da comunidade sobre a importância da coleta seletiva.

O objetivo da ação é ampliar a adesão da população à coleta seletiva em Ilhéus-BA, além de divulgar informações sobre as vantagens e a forma correta de separar materiais que podem ser destinados à reciclagem.

O Mãos Pro Futuro foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

O Programa Mãos Pro Futuro se estende para muito além de Ilhéus, estando presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, reunindo mais de 6.000 cooperados no país todo.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidos no site: https://www.maosprofuturo.org.br/

COOLIMPA

A COOPERATIVA DOS CATADORES DE RESIDUOS SOLIDOS RECICLAVEIS CONSCIENCIA LIMPA é um dos grupos responsáveis pela triagem e destinação de resíduos de papel, papelão,plásticos,metais,vidroeisopor no município.

A cooperativa é parceira do programa desde 2021, tendo sensibilizado mais de 1.000 moradores com as ações do Programa e atingindo uma coleta mensal de cerca de 30 toneladas de materiais. .

Segundo a presidente da cooperativa, o programa Mãos Pro Futuro vem sendo um parceiro na luta para fortalecer o papel dos catadores na cidade. “As ações que realizamos junto com o programa vem sendo de grande ajuda para que as pessoas possam entender cada dia mais qual é a importância de fazer a separação adequada do lixo, ajudando o meio ambiente, a limpeza da cidade e o trabalho dos catadores”, disse Deizemeire da Silva, presidente da COOLIMPA.

No município os bairros de Sapetinga, Pontal, Conquista, Savoia, Nelson Costa, e Nossa Senhora da Vitória, já foram contemplados com o Programa, que desta vez chega ao bairro Hernani Sá, localizado na zona sul da cidade. “Por ser um dos bairros mais populosos de Ilhéus, vimos a necessidade de realizarmos ações que chamem a atenção da comunidade para a importância do nosso trabalho para o bairro e para cidade”, concluiu Deizimeire, que convida toda população para participar da ação, separando o material reciclável que será recolhido pela cooperativa no dia 7 de outubro.

Durante a ação, haverá o mutirão de divulgação do programa Mãos Pro Futuro com a distribuição de panfletos contendo as datas e os horários da coleta seletiva na região, e orientações de como separar o lixo destinado à coleta seletiva.

COLETA SELETIVA NA BAHIA

A gestão dosresíduossólidosnaBahiaéumdesafioambientalqueafetanãoapenasaqualidade de vida da população, mas também a biodiversidadeeosecossistemaslocais.

A maior parte dos resíduos produzidos no estado são os domiciliares, seguidos por resíduos de serviços de saúde, os de construção civil e os resíduos industriais, porém o destino inadequado desses resíduos acaba gerando uma sequência de impactos negativos, como a poluição do solo, dos rios e do ar.

Campanhas educativas, implantação de usinas de triagem e compostagem, a criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a construção de aterros sanitários são algumas das medidas que visam modificar este cenário.

PROGRAMA MÃOS PRO FUTURO

O Mãos Pro Futuro foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo a quantidade de resíduos que seriam encaminhados para o aterro. O Programa Mãos Pro Futuro iniciou a parceria com a cooperativa COOLIMPA em 2021.

Neste período foram realizadas diversas atividades de educação ambiental e capacitação, houve também o investimento na infraestrutura e a doação de equipamentos como prensas, caminhão, esteiras e uniformes, ajudando na estruturação do sistema de logística reversa.

 

A presença do Mãos Pro Futuro se estende para além de Ilhéus, estando presente em 165 municípios de 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Atualmente, o programa reúne mais de 180 cooperativas, envolvendo cerca de 6.000 cooperados e conta com mais de 200 empresas associadas, abrangendo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI). Saiba mais sobre o programa no site: https://www.maosprofuturo.org.br/

REFORÇANDO!

MUTIRÃODACOLETASELETIVA

Data: Dia 10 de outubro de 2023

Horário: a partir das 9h

Local: Praça do Hernani Sá Endereço:

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

ASCOM – JORNALISTA CALIANA MESQUITA

calianajornalista@outlook.com


INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: MOVIMENTO DE INCENTIVO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Previous article

O PROGRAMA QUALIFICA CACAU ESTARÁ NA 20ª SNCT DE URUÇUCA NA REALIZAÇÃO DO I FORÚM DA AGRICULTURA FAMILIAR

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Notícias